Sou da época em que a Globo apresentava somente duas novelas, a das sete e das oito. Eventualmente aparecia uma lá pelas dez da noite. Depois veio a das seis, em seguida lançaram o Sítio, hoje substituído por Malhação, ambos das cinco. Há anos existe a novela da tarde e agora eles lançam a novela das onze.
São seis novelas por dia, cada uma com mais de uma hora, dá no mínimo seis horas diárias. É uma grande fonte de emprego, é assunto para várias rodas de conversa, é a literatura do povo. A novela atrai por ser diária, por deixar o personagem se tornar gente de casa, por facilitar debates importantes para a sociedade.
Mas sempre sobra espaço para seriados nacionais como Mulher Invisível, Tapas e Beijos, Grande Família e Macho Man. Vem também a linha de notícias onde temos o JNacional, Fantástico e Globo Repórter, cartazes jurássicos da tv brasileira. Isso sem falar no investimento de milhões em futebol, a alma do brasileiro.
Novelas, seriados, telejornais, esporte na medida certa para todos que vivenciam o cotidiano brasileiro. Tudo com grandes roteiristas, atores de primeira e equipamentos sofisticados.
Sou da época em que a Globo era pequena e cresceu, assim como a Bandeirantes já reinou somente com um concorrente e até hoje não consegue grandes números. Alguém da Globo aprendeu e usou esta aprendizagem, fato não ocorrido na Band, que patina até hoje.
Atualmente tenho notado esta mesma aprendizagem em outra rede, tenho visto eles há anos no mercado, mudando, ajustando, se adaptando para chegar ao ponto apreciado pelos brasileiros. Rede que viu diversos concorrentes se meterem mundo cultural adentro e acabarem bem socados em cova funda. Será que falo do SBT ou da Record?
Independente deste segundo lugar, que já vi mudar muito, a Globo sabe exatamente o que o povo quer ver e sabe também como e onde mudar quando sente estar perdendo o reinado. Novela e futebol dominam nossa tela pois são exatamente estes dois elementos os mais próximos da vida dos brasileiros, o restante, ora, o restante é apenas refresco sem açucar e sem a alma do brasileiro.
TVFOCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário