Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o nordeste do Japão na noite deste sábado (manhã de domingo no país), segundo a agência Kyodo. O Serviço Geológico dos EUA informa que a magnitude do tremor é de 7.0 pontos. Ainda não há informações sobre vítimas. Houve um alerta de tsunami no litoral das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima e a agência AFP diz que uma onda de no máximo 50 centímetros pode atingir a costa do país.
Segundo a Kyodo, na região de Ofunato, no distrito de Iwate, foi registrado um tsunami de 10 centímetros. Comunidades na costa do Pacífico receberam alertas para se dirigirem a locais mais altos, mas nenhum dano foi reportado logo após o terremoto, que aconteceu às 9h57 (21h57 deste sábado em Brasília). O epicentro do tremor está a cerca de dez quilômetros de profundidade no mar em frente ao litoral nordeste do Japão, o mais afetado pelo devastador terremoto do dia 11 de março.
Os funcionários da usina nuclear de Fukushima foram retirados do local e a companhia Tokyo Electric Power disse que não há sinais de danos imediatos na usina, onde está sendo construído um sistema de resfriamento dos reatores.
O terremoto foi sentido de forma moderada. No entanto, devido aos danos causados pelo tremor de 11 de março, muitas construções do país estão com falhas em sua estrutura e podem ser facilmente abaladas por fenômenos geológicos relativamente mais fracos.
O tremor do início do ano deixou milhares de mortos e desaparecidos no país.
PORTAL UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário